Ensinamentos Yoguicos – pelo mestre Yogi Bhajan



Nossa consciência, nosso treinamento e nosso compromisso são sempre deficientes, por isso agimos e experimentamos o corpo e a mente com menos sensibilidade do que somos capazes.
Comemos de forma inadequada e muitas vezes de forma bem pobre. Ficamos acordados até tarde. Entupimos nossas válvulas e esquecemos de nossa variação de alto desempenho. Nosso mau trato ocasional e/ou diário desenvolve maus hábitos crônicos. Ficamos doentes, desequilibrados, imprevisíveis e sem confiança até em nós mesmos.
A pratica regular de Kundalini Yoga, faz com que entremos em contato com nossas habilidades, facilitando nos tratarmos cada vez melhor. Comendo com moderação, dormindo com moderação e exercitando com moderação, criamos equilíbrio e bem estar.
Em nossas aulas podemos através dos kriyas, movimentarmos nosso corpo físico adequadamente, limpando bloqueios e melhorando a capacidade física e emocional. Através dos pranayamas (exercícios de respiração) vitalizamos nosso corpo físico, nossos corpos sutis e também nossa mente. Através das meditações fazemos uma faxina no nosso subconsciente e colocamos nossa mente em um novo patamar de satisfação e os mantras, os sons sagrados que purificam, elevam, acalmam todos os corpos sutis incluindo o corpo espiritual.
Além dessas ferramentas maravilhosas, podemos, na medida do possível e como for confortável para cada pessoa, adotar uma nova consciência alimentar.

Alimentos que devem ser evitados

- Alcool – envenena e causa estresse no corpo porque sobrecarrega o fígado.
- Nicotina – rouba a vitamina C e o ferro do organismo
- Cafeína – afeta a coordenação, a memória, a percepção. Coloca estresse sobre o coração, aumenta o nível de colesterol, irrita o estomago, impede a digestão, perturba os padrões de sono
- Pão branco – desprovido de nutrientes, particularmente de vitamina B
- Sal – impede a assimilação de cálcio, superestimula as glândulas supra renais, causando fadiga crônica, hipertensão, retém líquidos dos fluidos, pressionando o coração e hiperacidez estomacal
- Açúcar branco – rouba a vitamina B do corpo, afeta os nervos, cria estresse e pode causar problemas no coração.

Alimentos Anti Estresse

- Banana
- Amendoa
- Uva passa
- Brocoli
- Espinafre
- Germem de Trigo
- Semente de girassol
- Leite
- Mel
  
Jejum

Jejuar é uma poderosa ferramenta para cura e fortalecimento do corpo. Para isto basta se preparar e certificar-se que tem a capacidade e o estado de saúde para jejuar. Prepare-se para um jejum, começando por modificar a dieta. Elimine alimentos que não são bons para saúde e começe a comer refeições leves com mais vegetais e frutas. Quando se sentir confortável com refeições leves e mais saudáveis tente o jejum de um dia, somente tomando líquidos.
Café da manhã um suco de frutas, almoço suco de frutas ou uma vitamina de frutas batida com suco de laranja, e no jantar um suco de frutas ou a  mesma vitamina do almoço. Nos intervalos somente água e/ou chá de ervas como camomila, erva-doce, cidreira, hortelã, evitem chá preto e chá mate. No dia de jejum de líquidos, evite exercícios físicos, tenha um dia mais tranquilo e dê descanso ao seu corpo físico. Caso sinta muita fraqueza, poderá tomar um copo de água com um pouco de mel, em seguida deite e descanse um pouco. Se puderem, façam esse jejum 1 x por semana ou ao menos uma vez por vez – seu organismo irá agradecer.

Recomendações - alimentando corpo, mente e alma

- prepare seu alimento com amor e carinho
- de preferência aos alimentos orgânicos
- coma em ambientes relaxantes e agradáveis
- sirva e/ou monte seu prato de maneira graciosa
- reserve um tempo para fazer sua refeição com consciência
- coma para viver e não viva para comer
- pare de comer quando estiver três quartos satisfeitos
- descanse após cada refeição
- não coma alimentos pesados após as 18h00
- se você não puder digerir e/ou eliminar um alimento – não coma
- reserve um minuto para refletir sobre a gratidão pela benção do alimento

Façamos da nossa vida uma Vitória.
SAT NAM!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postura da Rã - benefícios